O ano novo no Japão, lá chamado de Oshogatsu, é uma das maiores celebrações para o povo japonês , mais importante até mesmo do que o natal, e o cardápio nessa época do ano vai muito além do sushi, porque assim como nós, os japoneses também têm suas comidas típicas para o Ano Novo, ou melhor, para o Oshogatsu. Segundo as superstições japonesas muitos desses pratos trazem boa sorte, saúde, longevidade e prosperidade. Conheça agora alguns pratos que não podem faltar no Japão nessa época do ano:

Para começar, o soba, um macarrão rústico, de cor escura. É servido na noite do dia 31.

No dia primeiro tem o ozoni, uma sopa com mochi, o conhecido bolinho de arroz.
Temos também o Kagami Mochi que é uma decoração especial para trazer boa sorte e prosperidade no ano novo. É composto por dois mochis de diferentes tamanhos, o menor colocado sobre o maior, e um Daidai (um tipo laranja amarga japonesa) colocado na parte superior.

Uma tradição importante é o
Kagami Biraki:

O Kagami Mochi é mantida até o início de janeiro, quando, no dia 11, (ou no segundo sábado ou domingo de janeiro) é feito um ritual chamado Kagami Biraki (a abertura do espelho), o primeiro ritual importante depois do Ano Novo.
Durante o ritual, o kagami mochi é quebrado, com a mão ou com um martelo. Jamais deve-se usar uma faca pois isso significaria cortar os laços familiares. Os pedaços do mochi é cozido, levando o nome de shiruko e durante a cerimônia ingere-se o kagamimoshi ou abre-se um barril de saquê.

 

Siga-nos:
Sheila RodriguezArtigosAno novo,comida japonesa,japones,mochoO ano novo no Japão, lá chamado de Oshogatsu, é uma das maiores celebrações para o povo japonês , mais importante até mesmo do que o natal, e o cardápio nessa época do ano vai muito além do sushi, porque assim como nós, os japoneses também têm suas comidas... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!