A alga chamada nori é um dos itens da culinária japonesa mais popular do mundo. A fama vem da sua importância para fazer o prato japonês mais vendido: o sushi.

Isso muita gente até pode saber, agora, conhecer seus benefícios e que essa pequena alga teve uma interferência na história industrial do Japão? Isso nem todo mundo sabe.

Descubra como surgiu essa pequena alga, toda a sua importância na culinária japonesa e que definitivamente, tamanho não é documento.

O nori e a indústria

Embora seja um componente alimentar muito básico, o Japão já viveu uma crise em que não se sabia como produzir algas, pois ninguém nunca tinha estudado sobre isso.

Por ter em demasia, não era algo para se preocupar, mas, depois da Segunda Guerra Mundial, diversos tufões e a combinação com a alta poluição disseminou as algas de uma hora para outra.

Houve um verdadeiro colapso na produção de nori em todo o Japão. Não era possível encontrar a alga em lugar algum.

Na época ninguém sabia o ciclo de vida de uma alga e por isso não havia uma pessoa se quer que soubesse fazer crescer novas plantas a partir do zero. Assim, um caos se alastrou pelos agricultores afetando toda a população japonesa.

Uma importante descoberta através da pesquisa de uma mulher

Como nada se sabia a respeito da semeação das algas, muitas pessoas começaram a estudar e desenvolver teorias a respeito do assunto.

Foi aí que uma pesquisadora de Manchester, a Drª. Drew-Baker fez uma publicação sobre uma descoberta dela referente a uma pequena alga.

Ela fez a publicação em um grande jornal, que tinha uma boa popularidade e alta circulação.

Rapidamente, depois de ler a pesquisa da doutora, os cientistas japoneses conseguiram desenvolver métodos para fazer a semeação das algas marinhas e assim conseguiram sucesso. A indústria do Japão voltou a funcionar normalmente graças à Doutora Drew-Baker.

Como forma de agradecimento os japoneses a apelidaram como “Mãe do Mar”. E não para por aí, no dia 14 de Abril muitas pessoas frequentam o chamado Festival Drew, também nomeado em sua homenagem.

O Festival acontece na cidade de Osaka. E para fechar as homenagens, no ano de 1963 um monumento em memória de Kathleen Mary Drew-Baker foi inaugurado no santuário de Sumiyoshi.

comida japonesa
Photo by Foodie Factor on Unsplash

Nori é uma alga em específico?

A nomenclatura nori é um termo usado pelos japoneses referente à variedade de algas próprias para consumo. O nori é a alga pequena, com aspectos que podem variar dependendo da forma de preparo, a cor muda, por exemplo.

As cores variam em preto, verde ou marrom. Se o fizer cozido, a cor será verde e quando secar ficará preta. Esse é ó um exemplo de todas as variações de cores que a alga pode sofrer.

Tem um pó seco chamado Aonori, esse sim é totalmente verde e não varia de cor. Normalmente é um ingrediente usado como tempero para fazer pratos como o Okonomiyaki e Yakisoba.

Se formos comparar com outras algas, como Wakameou e Kombu, o tamanho da alga nori é bem menor. Essa alga tão pequena, mas que tem seu valor e importância.

Benefícios do nori

Uma substância comum em todas as algas é o iodo, ele é muito útil para prevenir o hipotireoidismo. O nori também é potente ao combater o colesterol alto e baixar os níveis de gordura no sangue.

Por ajudar a controlar os níveis do colesterol, ele ainda é ótimo para prevenir problemas do coração. Conheça mais algumas de suas substâncias benéficas ao organismo:

  • Rico em proteínas
  • Níveis elevados de minerais como fósforo, magnésio, potássio, iodo e ferro.
  • Possui as vitaminas do complexo B (B1, B2, E B3) e vitamina A.

Essa alga tão importante para a culinária japonesa já correu o risco de desaparecer, escapou dessa pela pesquisa de uma importante pesquisadora e ainda é rica em nutrientes benéficos para a nossa saúde. Como não gostar? Consuma nos pratos japoneses e desfrute dessa maravilha da natureza!

Siga-nos:
https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/foodie-factor-320693.jpg?fit=1024%2C683https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/foodie-factor-320693.jpg?resize=150%2C150PriscyllaArtigosAlga Nori,sushiA alga chamada nori é um dos itens da culinária japonesa mais popular do mundo. A fama vem da sua importância para fazer o prato japonês mais vendido: o sushi. Isso muita gente até pode saber, agora, conhecer seus benefícios e que essa pequena alga teve uma interferência na história... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!