O Sushi é um dos pratos mais conhecidos da culinária japonesa, caracterizado por ser feito de arroz temperado, envolto por alga marinha, enrolado com peixe cru, frutos do mar frescos, vegetais, frutas e etc. A receita original do sushi é feita com molho de vinagre, açúcar e sal, acompanhando peixes variados, servido geralmente com wasabi (uma pasta feita com uma raiz que tem cor verde e um sabor forte).

O que muita gente não sabe é que existe uma variedade muito grande de sushis. A variedade encontra-se no recheio, na cobertura, e na maneira em que são montados. O único ingrediente essencial, que sempre estará presente é o arroz, porém os mesmos ingredientes podem ser montados de formas inteiramente diferentes para a obtenção de efeitos totalmente distintos.

Se você ficou curioso para saber quais são os diferentes tipos de sushi, listamos abaixo varias maneiras de como o sushi pode ser montado, bem como diferentes tipos de recheios e coberturas. Confira!
Makizushi

Esse sushi é feito em pedaço cilíndrico, formado com a ajuda de uma esteira enrolável de bambu, chamada makisu ou sudare. Esse tipo de sushi é geralmente embrulhado em nori, uma folha de alga marinha desidratada que abriga o arroz e o recheio.

Hossomaki

Sushi feito em pedaço também cilíndrico porém mais fino, com o nori na parte externa. O hossomaki típico geralmente é feito com apenas um recheio, simplesmente porque possuem apenas dois centímetros de espessura e largura, e não há espaço suficiente para mais de um.

Kappamaki

O kappamaki é praticamente um Hosomaki, porém recheado apenas com pepino em tiras, é um dos mais tradicionais. Esse nome ē uma forma em homenagem ao Kappa, uma figura folclórica japonesa, que tinha o pepino como comida favorita.

Nigirizushi

Também bastante conhecido, o Nigrizushi é um sushi moldado à mão, em formato de bolinho com cobertura de peixe, legumes, frutos do mar ou ovos.

Temaki

Tem também o famoso temaki, queridinho dos brasileiros. Sushi enrolado à mão, em formato de cone, com o nori na parte externa e os ingredientes até à boca da extremidade larga. (Também existe uma variedade muito grande de ingredientes que vão no temaki).

Uramaki

Pedaço cilíndrico médio, com dois ou mais recheios. O diferencial desse sushi é que
o arroz fica por fora , e o nori por dentro, com ovas de peixe ou sementes de gergelim torradas fixaras no arroz, por isso é chamado de “rolo invertido” que seria, na verdade, gyakumaki em Japonês.
Oshizushi

Esse é em forma de bloco, feito com um molde de madeira, chamado oshibako. Alinha-se o fundo do oshibako com a cobertura, cobre-o com arroz de sushi e pressiona a tampa do molde para baixo para criar um bloco compacto e retilíneo. O bloco é removido do molde e cortado em pedaços que cabem na boca.
Gunkanzushi

Esse sushi é bem parecido com o hosomaki. Também conhecido como gunkanmaki, é um sushi pequeno, ovalado. O diferencial desse sushi é que ao invés de o recheio ficar no centro, tem alguns ingredientes, como ovas de peixe empilhados no topo.
Chirashizushi

Conhecido também como barazushi. Esse sushi vem em uma tigela, repleta de arroz de sushi com outros ingredientes misturados.
Tekkamaki

Podemos dizer que esse sushi é uma variante do hosomaki.Tem como recheio o atum e é um dos sushis mais tradicionais.

Futomaki

Esse sushi é enrolado como o Hosomaki mas possui um tamanho bem maior. Pode ter vários recheios, como uma combinação de peixes, ovos, gengibre legumes e raízes.

Esses foram só alguns exemplos da variedade de sushis que a culinária japonesa pode nos oferecer, mas ainda existem muitos outros deliciosos e diferentes sushis para você conhecer e experimentar. Já deu água na boca não é mesmo?

Siga-nos:
https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2016/08/sushis_quadradinhos_variados_aeru.jpg?fit=1024%2C1007https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2016/08/sushis_quadradinhos_variados_aeru.jpg?resize=150%2C150Sheila RodriguezResenhasComida,japonesa,sashimi,sushi,sushis,temaki  O Sushi é um dos pratos mais conhecidos da culinária japonesa, caracterizado por ser feito de arroz temperado, envolto por alga marinha, enrolado com peixe cru, frutos do mar frescos, vegetais, frutas e etc. A receita original do sushi é feita com molho de vinagre, açúcar e sal, acompanhando... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!