Normalmente quando vamos a restaurantes japoneses, somos servidos com aquelas travessas escuras ou com imagens que ilustram madeira, bambu, coisas assim. Mas você já parou pra pensar se essas são realmente os modelos de louça japonesa que usam tradicionalmente lá no Japão?

Louça Japonesa

Os japoneses comem normalmente em tigelas pequenas e arredondadas feitas de porcelana ou plástico. Não comem comida muito quente, por isso é fácil segurar a tigela nas mãos. Também comem pequenas porções, por isso os recipientes não são muito grandes.

Refeições que normalmente comeríamos em pratos fundos, como macarrão, ou em rasos, como arroz, no Japão são todos servidos em tigelas e apreciados com hashi.

Louça Japonesa

O hashi é sempre usado e feito em plástico, madeira (comumente bambu) ou cerâmica. No Japão também é comum comer com as mãos, inclusive por esse motivo é normal por lá o uso das toalhinhas quentes e úmidas antes das refeições.

Mesmo nos restaurantes de comida rápida do Japão as refeições são servidas em tigelas, normalmente de plástico. Os japoneses são ensinados a usar o hashi desde crianças, por isso conseguem manuseá-lo rápido e com qualquer alimento. Em caso de sopas e comidas com caldo, este deve ser bebido ao final na própria tigela.

Louça Japonesa

A louça japonesa tradicional é muito reproduzida aqui no ocidente pela riqueza de detalhes e belíssimas estampas. É vendida em lojas de alta classe e exposta em restaurantes pela sua beleza. É mais usada aqui no Brasil nos restaurantes tradicionais para servir sopas.

Louça Japonesa

Para salgados e fritos os japoneses também usam bandejinhas rasas com as bordas para cima, comuns também em restaurantes japoneses, assim como o potinho para molho.

As porções pequenas de cada alimento permitem uma dieta mais variada. Os japoneses até hoje são conhecidos por sua longevidade e consciência alimentar, tradição passada pelas famílias e que perdura no país.

Louça Japonesa

Você pode encontrar diversos modelos de louça japonesa na internet ou em lojas de decoração. Também é possível achar conjuntos belíssimos em brechós com itens de casa, pois muitos foram herdados e vendidos por famílias japonesas aqui no Brasil.

Siga-nos:
https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/10/louça-japonesa-1.jpg?fit=1024%2C683https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/10/louça-japonesa-1.jpg?resize=150%2C150Bárbara CavalcanteArtigoscultura japonesaNormalmente quando vamos a restaurantes japoneses, somos servidos com aquelas travessas escuras ou com imagens que ilustram madeira, bambu, coisas assim. Mas você já parou pra pensar se essas são realmente os modelos de louça japonesa que usam tradicionalmente lá no Japão? Os japoneses comem normalmente em tigelas pequenas e arredondadas... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!