No Japão é comum o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa ou mesmo em bibliotecas e escolas. Você sabe o porquê desse hábito japonês? Hoje destrincharemos um pouco dos motivos dessa prática, que como a maioria dos costumes orientais, é cheia de sabedoria e significado.

1 – Higiene

Retirar os sapatos antes de entrar em casa é, principalmente, questão de higiene.

Uma pesquisa da Agência Nacional de Proteção Ambiental dos Estados Unidos descobriu que, apenas andando na rua, 96% dos calçados entram em contato com germes e bactérias que resistem até chegarmos em casa.

Se julgamos que colocar a mão no chão na rua é algo perigoso e anti-higiênico, andar com os sapatos que usamos na rua em casa é perigoso da mesma forma!

2 – Respeito

Os japoneses entendem que, ao tirar os sapatos antes de entrar no ambiente, demonstra-se humildade e respeito pelo local e seus habitantes.

Leia também: Por que os japoneses sentam no chão para comer?

3 – Material do piso

Normalmente o piso dos lares japoneses é de tatame, que é uma fibra feita de palha de arroz. Ao utilizar sapatos da rua nesse material, ele se danificará mais rápido, além de acumular muita sujeira.

Leia também: 3 hábitos japoneses para você se encantar!

Não é obrigatório ficar descalço nos locais. Em muitas residências deixa-se o sapato de rua na parte mais baixa com a ponta virada para a porta, e veste-se um chinelo específico para ser usado em casa.

4 – Energias

Para os japoneses, a casa é como um santuário. Assim, deixar os sapatos no genkan, local separado abaixo do nível normal da casa, deixado para que fiquem os calçados, também demonstra que se busca deixar as impurezas e problemas externos fora do lar.

Esperamos que tenha compreendido melhor esse costume japonês e que esse post te inspire a adotar esse hábito tão útil para sua vida!

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2018/04/tirar-sapatos-japao.jpg?fit=1024%2C572https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2018/04/tirar-sapatos-japao.jpg?resize=150%2C150Bárbara CavalcanteCuriosidadescultura japonesa,hábitosNo Japão é comum o costume de tirar os sapatos antes de entrar em casa ou mesmo em bibliotecas e escolas. Você sabe o porquê desse hábito japonês? Hoje destrincharemos um pouco dos motivos dessa prática, que como a maioria dos costumes orientais, é cheia de sabedoria e significado. 1... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!