A culinária japonesa está ganhando grande espaço no Brasil e se tornando cada vez mais comum no cardápio dos brasileiros. Mas apesar de ter se tornado uma queridinha no nosso país, é bem diferente de tudo o que temos por aqui. Veja agora cinco curiosidades sobre essa culinária considerada tão excêntrica e adorada ao mesmo tempo.

  • 1- O sagrado arroz:

O arroz branco é considerado um alimento essencial para a culinária japonesa, pois a maioria dos pratos no Japão é feito a partir dele. Até mesmo no café da manhã os japoneses incluem o arroz. Ele é utilizado também para fazer o saquê, uma das bebidas mais consumidas no país e fora dele também. Além do saquê, existem também biscoito feito de arroz, vinagre, bolinho de arroz etc Para os japoneses é considerado deselegante deixar um grão de arroz no prato.

  • 2- O temaki no Brasil:

O Temaki é um prato que caiu no gosto do povo brasileiro, mas o que muita gente não sabe é que as temakerias foram criadas aqui, no nosso país. Os japoneses não costumam comer temaki fora de casa, pois para eles é considerado um prato gourmet, ou seja, o temaki é um prato muito mais comum aqui no Brasil do que no próprio Japão.

  • 3- Como usar o molho shoyu?

O shoyu é um molho feito a partir de grãos de soja e originado na China, porém muito utilizado em restaurantes japoneses. O shoyu não deve ser utilizado para mergulhar os alimentos, não é aconselhável molhar o arroz, por exemplo, pois ele foi feito para dar um sabor especial apenas ao peixe cru. Portanto o molho deve ser usado com muita moderação. Quando for colocar o molho no pratinho (nozoki) utilize uma pequena quantidade, não há necessidade de enchê-lo, pois os japoneses não gostam de desperdício.

shoyu_tijela_aeru

  • 4- Usando as mãos:

Apesar da maioria das pessoas utilizar o hashi nas refeições, é totalmente aceitável comer usando as mãos. Alguns pratos não te possibilitam comer dessa forma, porém outros se tornam até mais fácil se forem degustados assim, como o sushi, por exemplo. Então se você faz parte do time dos que não sabem comer com os palitinhos, não se preocupe, você pode fazer uso das mãos tranquilamente.

  • 5- Wasabi, tempero japonês:

O wasabi é uma pastinha verde bem picante, obtido de uma planta e usado para dar um sabor apimentado a alguns pratos. O que poucos sabem é que além de dar um gostinho especial, o wasabi é rico em vitamina C, Cálcio, fósforo, potássio, magnésio, é antioxidante, digestivo, anti-séptico, e usado principalmente pela sua propriedade bactericida. Mas é preciso lembrar que a maioria dos restaurantes no Brasil utilizam uma mistura de raiz-forte, corante e outros aditivos para substituir o wasabi.

fabricacao_de_whasabi_aeru

Siga-nos:
https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2016/08/sushi_apresentacao_pepino_cenoura_decorada_aeru.jpg?fit=1024%2C890https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2016/08/sushi_apresentacao_pepino_cenoura_decorada_aeru.jpg?resize=150%2C150Sheila RodriguezUncategorizedjaponesefood,shoyu,tamaki,wasabiA culinária japonesa está ganhando grande espaço no Brasil e se tornando cada vez mais comum no cardápio dos brasileiros. Mas apesar de ter se tornado uma queridinha no nosso país, é bem diferente de tudo o que temos por aqui. Veja agora cinco curiosidades sobre essa culinária considerada... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!