Cuidados com a comida japonesa
A culinária japonesa é uma das mais saudáveis e a que mais conquista fãs em todo mundo, porém, como qualquer tipo de comida, ela deve ser tratada sob alguns cuidados muito especiais para evitar problemas de saúde a quem consome, principalmente caso ela seja ingerida crua.
No ano de 2005, a cidade de São Paulo registrou vários casos relacionados a uma infecção denominada difilobotríase ou tênia do peixe, que é causada por um parasita que se aloja no intestino humano. Diante da situação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu algumas normas de armazenamento e conservação de peixes.
Muitos restaurantes especializados em comida japonesa são bem criteriosos na hora de comprar os produtos com fornecedores.
O ideal é que os peixes fornecidos sejam criados em cativeiro de preferência, e atendem às exigências da vigilância sanitária internacional. É importante também que os alimentos sejam congelados em temperaturas mínimas até o momento do consumo.
Além do cuidado com o armazenamento, os sushimans ficam por conta da limpeza e cuidado com o peixe antes do consumo.
Preocupada com casos de difilobotríase, a Anvisa estabeleceu algumas normas que devem ser seguidas rigorosamente por fornecedores de peixes e proprietários de restaurantes. A agência alerta para que os cuidados sejam com todo tipo de peixe fornecido para evitar qualquer problema causado por má conservação ou falta de higiene do alimento.
Atualmente, o salmão é a espécie mais comum de transmissão desta parasitose, mas a agência alerta que não é a única. Os peixes devem ser mantidos antes do preparo dos pratos a uma temperatura -20ºC por um período mínimo de sete dias. Caso o alimento tenha que ser preparado em um período de 15 horas, é necessário que seja submetido a – 35ºC.
Uma vez que o peixe é descongelado, o recongelamento deve ser evitado para que a fibra do peixe não seja alterada. Porém, é importante que eles continuem sendo conservados a baixas temperaturas para que não sofram nenhum tipo de alteração no gosto e na qualidade do produto.
Muitos restaurantes japoneses têm investido em balcões no estilo Sushi Bar. Os peixes geralmente ficam expostos em um local refrigerado a baixa temperatura, o que é ótimo.
https://blog.aeru.com.br/cuidados-com-a-comida-japonesa/ArtigosA culinária japonesa é uma das mais saudáveis e a que mais conquista fãs em todo mundo, porém, como qualquer tipo de comida, ela deve ser tratada sob alguns cuidados muito especiais para evitar problemas de saúde a quem consome, principalmente caso ela seja ingerida crua. No ano de 2005,...Sheila RodriguezSheila Rodriguezsheila-shirley@hotmail.comContributorBlog do AERU - Guia de Gastronomia Japonesa
Deixe uma resposta