Aspectos-Gerais-da-Culinária-Japonesa

A culinária japonesa se formou com o resultado de muitos anos de mudanças políticas e sociais no Japão, e eventualmente passou por um processo de evolução que iniciou na Idade Média, marcando o início na era no domínio Xogum. Dentre essas mudanças podemos destacar a introdução de elementos não-pertencentes da cultura japonesa, em especial, elementos na cultura ocidental no Japão.

A culinária japonesa se refere a culinária tradicional, que se assemelha com a culinária existente no final do sakoku (que em 1868, tratava-se de uma política de isolamento no Japão). De modo mais amplo, podemos salientar os alimentos que possuem ingredientes ou métodos de preparo que foram posteriormente tragos do exterior, mas que foram desenvolvidos pelos japoneses de modo diferente ao método trago.

A cozinha japonesa é caracterizada por priorizar os sabores dos alimentos, a qualidade dos ingredientes e sua apresentação. O Guia Michelin, por exemplo, concedeu mais estrelas em restaurantes japoneses do que em qualquer outro país do mundo.

A culinária japonesa é dominada pelo hakumai, um arroz branco, são raras as refeições completas que não o inclui. Qualquer outro prato servido em uma refeição, seja peixe, seja carne, seja legumes em conserva, é considerado como um acompanhamento (okazu).

Os talheres japoneses não são como os nossos, eles são conhecidos como hashi, e se originou da China, e trata-se de dois pequenos bastões compridos. Na visão japonesa, uma refeição reflete na organização dos livros de culinária japoneses. Os capítulos dos mesmos são agrupados de acordo com o método de preparo: alimentos cozidos, alimentos fritos, alimentos grelhados, etc.

O Japão é uma nação insular, cercado por ilhas, o que faz com que o seu povo consuma uma grande quantidade de frutos do mar, peies e outros produtos maridos como as algas. Podemos presenciar carne e galinha em pratos japoneses também.

Outro alimento que é indispensável nos pratos japoneses é o macarrão, originado da China. Existem duas variações de macarrão: o sobá e o udon. Ambos são feitos de farinha de trigo, porém o sobá apresenta uma coloração mais escura e uma espessura mais fina.

São servidos normalmente com caldo de peixe aromatizado com soja e vegetais, ou pode ser ingerido puro. Uma das mais conhecidas importações da China referentes ao macarrão é o Ramen, que se tornou conhecido em todo o Japão.

 

Arrumação das mesas

A arrumação tradicional das mesas japonesas varia de forma considerável nos últimos séculos, dependendo em especial, do tipo comum de mesa de cada era. Por exemplo, antes do século XIX, as mesas eram pequenas e individuais, conhecidas como hakozen, ou eram bandejas planas utilizadas no chão.

A arrumação das mesas é baseada no ichiju-sansai. Tipicamente são cinco bacias e pratos colocados antes do jantar, onde na ponta esquerda vem a bacia de arroz, enquanto na ponta direita tem a bacia de sopa. Atrás, ficam os três pratos planos.

É bastante comum na etiqueta japonesa, o uso de toalhas quentes ou um lenço molhado em um pacote para limpar as mãos antes de comer. As tigelas estão presentes, assim como os molhos de soja (Shoyu) e os pauzinhos (hashi) que são distribuídos de forma vertical no arroz.

No Japão, passar a comida de um pauzinho (hashi) para outro, é ato de ofensa, pois simula a passagem de ossos de falecidos durante um funeral japonês. Caso você desejar dividir a comida com uma pessoa, o ideal é movê-la diretamente de um prato a outro.

Além do mais, é costume comer até o último grão de arroz, mas sem pegar grão por grão e não é comum você fazer pedidos especiais ou substituições nos restaurantes, pois são vistos como ato de ingratidão.

 

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Aspectos-Gerais-da-Culinária-Japonesa.jpg?fit=1024%2C681https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Aspectos-Gerais-da-Culinária-Japonesa.jpg?resize=150%2C150RuteArtigosaspectors da culinária japonesa,comida japonesa como é,história da comida japonesaA culinária japonesa se formou com o resultado de muitos anos de mudanças políticas e sociais no Japão, e eventualmente passou por um processo de evolução que iniciou na Idade Média, marcando o início na era no domínio Xogum. Dentre essas mudanças podemos destacar a introdução de elementos não-pertencentes... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!