A comida japonesa ganhou popularidade no Brasil em meados dos anos 90. Mais precisamente por ser uma comida considerada saudável e ao mesmo tempo saborosa. Mas a comida japonesa daqui é mesma servida nos restaurantes de lá?

A resposta é NÃO! É claro que na essência de cada prato a origem das combinações temperos e formas de preparo podem se assemelhar muito bem.

No geral os pratos são adaptados para o paladar brasileiro, isso não é só com a comida japonesa, mas com quase tudo que vem de fora para o país.

Um clássico exemplo de adaptação está no Fast food. Para as grandes franquias venderem mais, muitos pratos são “abrasileirados” para agradar ao paladar dos consumidores.

Para entendermos as diferenças entre os restaurantes devemos saber que aqui no Brasil temos três tipos:

Tradicionais

Esses procuram ser o mais próximo das características dos pratos originais do Japão. Costuma fazer pouquíssimas adaptações à cultura local.

Mantém o ambiente e os preparos buscando seguir os costumes e técnicas japonesas.

Contemporâneos

Esses tipos de restaurantes fazem apresentações sofisticadas e assim constroem uma releitura dos pratos tradicionais japoneses.

São famosos por fazerem misturas inusitadas e criar pratos com ingredientes que normalmente não seriam utilizados por chefes japoneses.

Rodízios

Servem a comida em grande escala e mistura o tradicional com o adaptado à cultura local.

Misturam em pratos ingredientes como  cream cheese no sushi, acrescentam frutas e geleias, ou seja, uma mistura e inovação para agradar ao paladar brasileiro.

Diferente do contemporâneo, esse tem mais o objetivo de popularizar do que “gourmetizar”, digamos assim.

Agora conheça as diferenças  dos restaurantes aqui do Brasil

Sushi

É claro que um dos pratos mais famosos do mundo não poderia ficar de fora dessa!

Lá no Japão os sushis são diferentes por alguns motivos, por exemplo, aqui priorizamos os peixes comuns para preparar o prato. Lá eles chegam a ter mais de 30 opções no cardápio só para sushis.

Só de atum podem aparecer três tipos, dos mais magrinhos até os mais gordinhos se é que “leigamente” assim podemos classificar. Os preços dos atuns mais encorpados são mais caros do que os com menos gordura.

O tamanho do sushi servido no Japão também é diferente, pois aqui eles são menores do que o tradicional deles. Por isso se você costuma colocar um inteiro na boca, quando for lá não tente fazer o mesmo!

O arroz oriental é equilibrado no sabor, já o arroz para sushi do brasileiro acaba sendo mais forte e o sabor do arroz fica muito marcado.

Outra diferença é a grossura do peixe no sushi, lá chega a ser quase a espessura de um dedo e aqui é muito mais fininho.

Conheça agora 5 pratos japoneses que só existem no Brasil

Temaki de salmão com cream cheese

Hot and Roll

Sushis com cream cheese, couve frita ou tomate seco

Sushis doces feitos com morango, manga, banana, goiabada, geléia de maracujá ou chocolate

Sushi ou sashimi de peixes brasileiros de água doce

 

Algumas outras variações também foram feitas como os pratos salgados que recebem uma dose menor dos ingredientes para deixar adocicado, o prato Udon que é preparado com mais shoyu do que o comum, o tempurá recebeu a vagem como ingrediente e muitas verduras que não são comuns no cardápio de lá foram inseridas no nosso.

O que percebemos é que ao misturar as culturas cria-se uma culinária seguindo o paladar local, mas com a inspiração original da comida.

Junção essa que pode dar muito certo, não só pode como deu! A comida japonesa é a comida estrangeira mais apreciada e popular no Brasil.

Mesmo “abrasileirada” em alguns pratos, a culinária japonesa dá o seu toque de sabor e sofisticação original.

 

Siga-nos:
https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/culinaria-japonesa.jpg?fit=1000%2C563https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/culinaria-japonesa.jpg?resize=150%2C150PriscyllaArtigosDiferenças da comida japonesa no Brasil,Diferenças dos pratos do Brasil e JapãoA comida japonesa ganhou popularidade no Brasil em meados dos anos 90. Mais precisamente por ser uma comida considerada saudável e ao mesmo tempo saborosa. Mas a comida japonesa daqui é mesma servida nos restaurantes de lá? A resposta é NÃO! É claro que na essência de cada prato a... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!