Conheça alguns pratos típicos do Japão que não são tão conhecidos no Brasil.

Que a culinária japonesa caiu no gosto dos brasileiros e se tornou comum pra nós, apesar da sua excentricidade, todo mundo já sabe. O que muitos não sabem, é que o que temos aqui não é nem a metade do que a culinária oriental tem a oferecer. Digamos que, o que vemos nos restaurantes brasileiros são apenas as comidas mais ‘normais’, (se é que assim podemos dizer), mas na cozinha japonesa ainda existem algumas iguarias pra lá de esquisitas que muitos brasileiros não fazem nem ideia.

Se a primeira vez que você se deparou com um pedaço de peixe cru, você achou estranho ou fez careta, saiba que dentre os pratos mais exóticos, o sashimi não passa nem perto, pois existem muitos outros que dificilmente agradariam o paladar brasileiro de primeira, e por esse motivo não entram no cardápio dos restaurantes nacionais.

Para começar, o que você acharia de um ovo cru por cima da sua comida? Pois é, no Japão é comum vir um ovo cru incluso nas refeições, já quebrado ou inteiro para você mesmo quebrar e jogar por cima do prato, geralmente é usado em cima do arroz, ou do macarrão. Ainda acha o peixe cru estranho?

E não para por aí, existe um prato muito conhecido e consumido, chamado de sakura-niku, que nada mais é do que um sashimi de carne de cavalo. Os japoneses costumam acompanhá-lo com um molho mais forte, como o de alho, o wasabi, de cebolinha, e o shoyu que nós já conhecemos bem.

O sushi no Japão é bem parecido com o que temos aqui, talvez a diferença maior seja no tamanho, pois os de lá são bem maiores e levam mais peixe do que arroz. As comidas são servidas em uma esteira e você vê o sushiman fazendo os pratos na hora. Você escolhe o de sua preferencia retira da esteira e leva para a sua mesa, o preço geralmente fica em uma tela onde a cor do prato equivale a um determinado valor.

Lá existe também uma combinação, que é bem familiar para os brasileiros. Arroz com feijão! Mas calma, não é tão familiar assim, porque essa cominação é doce. Eles adoçam o feijão, e comem de diversas maneiras, em forma de grãos açucarados, amassam e fazem uma pasta doce, que pode ser usada também como recheio, congelam e fazem picolé, entre outras. Tem bolinha de arroz com calda de feijão doce, tem bolinho de arroz com recheio de feijão, e tem também o natto, soja fermentada, que não é doce, mas tem um aspecto bem gosmento, geralmente é consumido no café da manhã, e há quem diga que tem gosto de feijão estragado.

DSC_0045

Não podemos deixar de citar uma iguaria, prato típico da cidade de Matsumoto, que nada mais é do que as larvas de abelha. Elas são consumidas em um formato bem pequeno, e temperadas com molho de soja e açúcar. Podem ser encontradas em latas, e geralmente são servidas ainda em forma crocante em pubs japoneses, ou compondo canapés em festas.

Já que falamos em doce, vamos para a sobremesa? Uma opção é o iogurte de aloe vera, ou seja, de babosa. Se aqui no Brasil a babosa é utilizada para fins estéticos, no Japão é comum ver bebidas com esse sabor, e a consistência é essa gosmenta que nós conhecemos mesmo. Bem diferente, não é ?

Em resumo, podemos dizer que a comida japonesa que temos no Brasil, não é o que os japoneses costumam comer no dia a dia, mas sim comidas mais sofisticadas que eles consomem vez ou outra, quando a família resolve jantar fora, por exemplo. Podemos perceber que a culinária japonesa possui peculiaridades sem fim que dificilmente são inclusas no cardápio dos restaurantes do nosso país, que além de oferecer o básico da culinária oriental ainda faz adaptações para ficar mais próximo das comidas brasileiras. O nosso cardápio de comida japonesa é bem restrito e limitado comparado à amplitude de opções que existe no cardápio de lá, e que muitos brasileiros desconhecem. E você, o que acha da culinária japonesa agora que sabe que ela vai muito além dos deliciosos sushis?

Siga-nos:
https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2016/08/apresentacao_prato_sashimi_japones_aeru.jpg?fit=1024%2C728https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2016/08/apresentacao_prato_sashimi_japones_aeru.jpg?resize=150%2C150Sheila RodriguezArtigosbrasil.,japones,sashimi,sushiConheça alguns pratos típicos do Japão que não são tão conhecidos no Brasil. Que a culinária japonesa caiu no gosto dos brasileiros e se tornou comum pra nós, apesar da sua excentricidade, todo mundo já sabe. O que muitos não sabem, é que o que temos aqui não é nem... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!