Muito se sabe sobre a culinária japonesa, mas há algumas informações específicas e curiosidades e segredos da culinária japonesa que quem ama a cultura oriental vai adorar saber.

A comida japonesa muitas vezes é reduzida à comida crua, peixe cru pra ser mais específico. Quem realmente conhece sabe que não é verdade e que as variedades impressionam.

Há muitas opções deliciosas e que preenchem os olhos, pelo colorido, e a barriga pela qualidade e saciedade dos alimentos.

Segredos da culinária japonesa

Toda cultura preserva receitas e ingredientes que dão o sabor aos pratos típicos do lugar.

Com a cultura japonesa isso também acontece, alguns você pode até conhecer, mas outros segredos serão bem inusitados e diferentes.

Como ainda há muito a conhecer, comecemos pelos 3 conhecimentos básicos da gastronomia japonesa que você precisa ter.

Principais temperos

Entre eles estão os mais utilizados: açúcar, shoyu, limão, vinagre e gengibre. Sabemos que é típico a comida japonesa ser agridoce.

Grande parte dos pratos leva como base de tempero o molho shoyu. shoyu-vinagre

Esse uso constante deve-se ao fato do molho ser usado como uma alternativa mais saudável para substituir o sal.

Até onde nem imaginamos, como o sushi, por exemplo, ele leva açúcar na sua preparação.

Paladar

Eles simplesmente amam o limão. A base de quase todos os pratos da culinária japonesa leva a fruta com pelo menos uma gota.

É um dos segredos da culinária japonesa, pois pratos populares como Carpaccio de peixe branco, originalmente Usuzuriki, são apreciados por muitas pessoas.gengibre-e-limão

O limão quando entra em contato com o peixe imediatamente causa um efeito esbranquiçado.

Essa propriedade do limão e o poder de fazer uma espécie de pré-cozimento é  uma técnica utilizada em muitos pratos.

Dilatando as pupilas do sabor

Você certamente já ouviu falar que a comida japonesa é muito saborosa. Que você sente o verdadeiro sabor dos peixes e dos pratos no geral.

Pois bem, não é a toa que isso acontece! Um dos segredos da culinária japonesa é que eles utilizam o gengibre em alguns molhos, pratos e até bebidas para dilatar e limpar as papilas gustativas.

O gengibre é um antisséptico poderoso para ser usado em carnes cruas.

Falando em limpar as papilas gustativas, a raiz forte, ou Wasabi, também possui a mesma função do gengibre.

Dá frescor ao paladar e melhora a experiência ao degustar os alimentos.

Como o nome já sugere, ela tem um gosto muito forte e por isso recomenda-se que dilua uma pequena quantidade de wasabi na porção de shoyu para amenizar o sabor.

 

Uma curiosidade legal

Todo mundo já ouviu dizer que os japoneses têm uma longevidade invejável.

Não são só seus hábitos que os tornam saudáveis, assim como sua comida também.

Por ser riquíssima em Ômega 3, gordura boa encontrada principalmente nos peixes, a comida ajuda no combate ao envelhecimento.

Não só isso, o ômega 3 também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e aumenta a memória, capacidade de raciocínio e prevenção ao Alzheimer.

Cultura rica

Não são só os costumes japoneses, suas roupas, seu comportamento que atraem os olhares para uma das nações mais organizadas do mundo.

É tão rica a cultura que um dos segredos da culinária japonesa é que ela é tão importante que foi reconhecida pela ONU por importância cultural.

Esse prestígio deve-se ao fato da culinária japonesa ser considerada um modelo ideal de dieta global saudável e por ter um baixíssimo índice de obesidade se comparado a países desenvolvidos.

Se já é adepto da culinária japonesa, explore mais este universo maravilhoso de sabores. Vá aos restaurantes e inove nos pedidos.

Se estiver começando a conhecer e gostar agora, vá com calma, experimente os clássicos e vá de acordo com o seu paladar. Aproveite!

Siga-nos:
https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/shoyu-vinagre.jpg?fit=1024%2C681https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/shoyu-vinagre.jpg?resize=150%2C150PriscyllaArtigossegredos da culinária japonesaMuito se sabe sobre a culinária japonesa, mas há algumas informações específicas e curiosidades e segredos da culinária japonesa que quem ama a cultura oriental vai adorar saber. A comida japonesa muitas vezes é reduzida à comida crua, peixe cru pra ser mais específico. Quem realmente conhece sabe que não... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!