Gastronomia-Japonesa

Na culinária japonesa, é comum encontrar pratos criados a partir de ingredientes frescos, na qual são preparados com muito cuidado e atenção. Uma refeição típica pode conter arroz, vegetais, uma sopa feita com picles, peixes e feijão de soja.

Lá o tempero comumente utilizado é o Shoyu. Algumas algas secas são comidas com arroz em fatias finas, além destas, as algas marinhas também são consideradas saudáveis por conter muito iodo.

Fatias finas de sashimi acompanhadas de rabanetes também são bem comuns no Japão. As fatias são distribuídas cuidadosamente no centro de bolinhos de arroz e temperados com vinagre. Pode parecer bem simples, mas esta comida precisa de anos de estudo para que seja preparada de modo profissional.

O peixe pode ser cozido de diversas maneiras. Os peixes e frutos do mar passaram a fazer parte da culinária tradicional japonesa a partir do século XVI, graças aos comerciantes japoneses. A partir de então, passou a ser uma refeição muito comum no Japão.

Há um século, os japoneses não comiam carne. Entretanto, há inúmeras receitas deliciosas de japonesas que utilizam a carne de boi ou a carne de porco em seus pratos. Um dos pratos favoritos dos japoneses é feito com pedaços de galinha assada (yakitori) e outro é feito com carne cozida e vegetais acompanhados de feijão de soja (o tradicional tofu).

Os macarrões, também conhecidos como soba e udon, são extremamente comuns no Japão. Às vezes é servido puro, sem nada acompanhado.

No Japão você poderá encontrar comida de quase todas as partes do mundo. Alguns dos pratos mais populares são os pratos chineses e coreanos, que também se unem à culinária japonesa fazendo parte de uma culinária típica. Apesar de aparentarem possuir uma alimentação extremamente saudáveis, os japoneses mais jovens optam por comidas do tipo fast food.

Ao falar de culinária japonesa, não poderia deixar de citar a culinária caseira japonesa, que é composta de pratos que não encontramos com frequência nos cardápios dos restaurantes, mas está presente em quase todos os lares e mesas das famílias.

Nem pense que a culinária caseira japonesa é barata, tanto a nível profissional quanto doméstico, a culinária japonesa pode apresentar um valor elevado, isso varia de acordo com os ingredientes utilizados, na qual são importados e nem sempre são cultivados ou vendidos em larga escala.

A culinária japonesa é vista mundialmente como uma culinária muito nutritiva, enquanto a culinária caseira japonesa é vista como a versão original da cozinha de bistrô francesa. Ambas se assemelham porque são preparadas com ingredientes frescos e de lento preparo. Os pratos são honestos, de rico sabor e preparados em pouquíssima quantidade. Os gostos e aromas lembram à infância, a ambientes familiares e reuniões de amigos em casa.

Poucas pessoas sabem, mas os pratos japoneses podem variar de sabor conforme as regiões. As duas principais linhas regionais japonesas gastronômicas é a linha de Kantõ e de Kansai.

Kantõ significa “a leste do portal” e se caracteriza por ser uma das regiões mais populosas e rica em indústrias altamente desenvolvidas no Japão, e abrange as cidades de Tóquio, Yokahama e Kawasaki.

Por outro lado, temos a Kansai, significando “a oeste do portal” e se trata de uma região com fronteiras não muito bem definidas, que abrange as cidades de Osaka, Kobe e a antiga sede da corte imperial, Kyoto.  Esta linha é influenciada pela estética zen-budista e pelos gostos da aristocracia, a culinária de Kansai opta por sabores naturais, evitando excessos de temperos e gorduras. E quanto aos pratos, podem ser bem leves em sua apresentação, com caldos e consomes com sabores claros e sutis. Esta é uma culinária mais tradicional, mais acessível no Japão.

 

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Gastronomia-Japonesa.jpg?fit=1024%2C681https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/06/Gastronomia-Japonesa.jpg?resize=150%2C150RuteArtigosaspectos da gastronomia japonesa,curiosidades sobre comida japonesa,ingredientes na culinária japonesaNa culinária japonesa, é comum encontrar pratos criados a partir de ingredientes frescos, na qual são preparados com muito cuidado e atenção. Uma refeição típica pode conter arroz, vegetais, uma sopa feita com picles, peixes e feijão de soja. Lá o tempero comumente utilizado é o Shoyu. Algumas algas secas... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!