Você sempre se perguntou porque os japoneses comem tanto peixe e nunca descobriu o porquê? Hoje vamos explicar porque o peixe é tão comum no Japão e pra isso vamos ter que entrar um pouquinho na história do país.
A culinária japonesa foi constituída devido a influência geográfica do país. O Japão é um país composto por quatro ilhas grandes e milhares de outras pequenas. Durante muito tempo, os alimentos foram escassos, e o clima de fortes chuvas, somado com o terreno vulcânico e montanhoso, contribuíram para essa falta de nutrientes na gastronomia.

Por isso, a população se alimentou e construiu uma culinária com base em peixes e frutos do mar. Os japoneses também se disponibilizavam da caça para se alimentar, principalmente de veados e javalis.

No século 3 a.C., chegou ao Japão o arroz, alimento que foi bastante difundido rapidamente. A influência foi do povo coreano, que repassou aos japoneses as técnicas de cultivo do arroz durante o período Yayoi.

Depois disso, as plantações de arroz permitiram alimentar melhor os animais, e uma dieta mais nutritiva baseada em carne pôde ser criada. A população aumentou rapidamente, e em 100 anos, o arroz se tornou o alimento base para ser criado toda cultura gastronômica japonesa, por isso até hoje o arroz é um dos principais alimentos da culinária, presente na maioria dos pratos.

O imperador Temmu emitiu o primeiro decreto proibindo o consumo de carne entre os japoneses. Gados, cavalos, macacos, cães e galinhas foram proibidos de serem mortos para alimentar a população.

O consumo de carne vinha sendo proibido e tinha se fortalecido quando o país reconheceu o Budismo como religião oficial. Religiões mais antigas como o Xintoísmo também aboliram o consumo de carne, fortalecendo assim, o decreto. O sakubei, a forma mais antiga de macarrão, foi feito com a mistura de pó de arroz com farinha no século 8.
Essa situação começou a mudar por volta do século XVI, com a chegada dos portugueses. Os mercadores de Portugal, assim como os holandeses mais tarde, levaram o açúcar, o tabaco e milho, entre outros alimentos. Assim o consumo de ovos e carne passou a ser mais aceitável. Esses povos também levaram as frituras, e a população começou a consumir alimentos como os empanados.
A influência da Coréia e da China na alimentação japonesa já existe há milhares de anos. A soja e o trigo foram trazidos da China logo após a introdução do arroz pelos coreanos. Produtos lácteos, porém, não tiveram o mesmo sucesso que tinham na Europa e nas Américas.
Basicamente, o gado no Japão foi utilizado apenas para puxar carros. Essa situação vem mudando pouco a pouco. Hoje em dia o país possui uma economia forte, e que continua atraindo um número imenso de turistas, que desejam conhecer tudo do país, e principalmente a sua famosa e deliciosa culinária.

 

Siga-nos:
Sheila RodriguezArtigos  Você sempre se perguntou porque os japoneses comem tanto peixe e nunca descobriu o porquê? Hoje vamos explicar porque o peixe é tão comum no Japão e pra isso vamos ter que entrar um pouquinho na história do país. A culinária japonesa foi constituída devido a influência geográfica do país.... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!