Ainda hoje muitos japoneses sentam no chão para comer e essa prática causa estranheza em quem vê de fora. Hoje vamos explicar um pouco sobre por porquê os japoneses comem sentados no chão.

japonês sentado no chão para comer

Chão de tatame

O chão das residências japonesas normalmente é de tatame (palha de arroz), sendo inviável pisar de calçado pois a sujeira ficaria retida no material e ele desfiaria com o tempo. Esse é mais um dos motivos dos japoneses deixarem seus caçados na entrada das casas e andarem descalços em casa.

chão de tatame
chão de tatame

Tudo limpo

Como não se anda com calçados de rua o chão da casa dos japoneses está constantemente limpo, permitindo assim que se sente no chão com segurança. Em muitas casas japonesas não apenas se sente no chão para comer, como também para dormir. Por lá muitos colchões são feitos como esteira, podendo ser dobrados depois do uso.

Mesmo nas escolas o costume de deixar os sapatos na entrada é mantido e as crianças são ensinadas desde cedo a sentar-se no chão para fazer as refeições.

japonês sentado no chão para comer

COPYRIGHT 2007 JEFFREY FRIEDLAssim, sentar-se no chão para comer mostra que a casa está limpa. É um costume cultural dos orientais que também é visto na Ásia Oriental, China, Coréia e Vietnam.

Chama-se a este estilo de sentar por cima dos joelhos de seiza. Ele é usado à mesa, na prática de certas artes marciais e na meditação. No Japão, dependendo da ocasião pode-se sentar assim e sobe uma almofada.

Hoje já há acessórios para ajudar quem quiser sentar-se dessa forma, inclusive no Brasil. Confira:

acessório para sentar-se estilo seiza

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a cultura no Japão? Então leia também:

Curta a nossa página no Facebook para postagens diárias sobre a cultura e gastronomia japonesa!

Siga-nos:
https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2018/04/japones-comem-sentados-no-chao-1.jpg?fit=1024%2C686https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2018/04/japones-comem-sentados-no-chao-1.jpg?resize=150%2C150Bárbara CavalcanteCuriosidadesculturaAinda hoje muitos japoneses sentam no chão para comer e essa prática causa estranheza em quem vê de fora. Hoje vamos explicar um pouco sobre por porquê os japoneses comem sentados no chão. Chão de tatame O chão das residências japonesas normalmente é de tatame (palha de arroz), sendo inviável pisar... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!