Toalhas quentes na cultura japonesa

Numa era de fast food diversos restaurantes japoneses não seguem tradições da cultura oriental, apenas oferecem a experiência gastronômica de forma mais rasa. Porém há ainda estabelecimentos tradicionais que fazem questão de proporcionar uma experiência cultural completo ao cliente, como os restaurantes que oferecem toalhas quentes antes da refeição chegar.

Para que serve a toalha quente?

No Japão é comum limpar as mãos, o rosto, braços e pescoço com uma toalha úmida e aquecida antes das refeições. Isso ocorre pois diversos pratos originalmente são consumidos com as mãos, sem talheres ou mesmo hashi. Assim, os japoneses procuram estar livres de bactérias, pois terão contato direto com a comida.

Como usar as toalhas quentes?

A toalha quente é servida ao cliente logo ao sentar-se na mesa, sendo apresentada numa bandeja, enrolada em forma de rolinho. É conhecida como oshibori no Japão e deve ser usada com delicadeza no corpo e devolvida sem dobrar. No Japão a toalha é usada até no rosto, mas no Brasil usa-se apenas para limpar as mãos.

Toalhas quentes na cultura japonesa

Além do objetivo de limpar-nos das sujeiras da rua, os orientais acreditam que a toalha aquecida ajuda a relaxar, e assim a pessoa aproveitaria melhor a refeição.

No verão são dadas oshiboris frias, enquanto no inverno são dadas aquecidas. Tudo para promover conforto e bem estar antes antes da refeição, questão importante na cultura oriental.

É importante atentar aos costumes do país de origem da experiência gastronômica que buscamos, pois assim podemos aproveitar mais a fundo a culinária regional e mergulhar vivendo a cultura de outro povo. Vale sempre tentar!

Siga-nos:
https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/08/toalha-quente-cultura-japonesa-1.png?fit=900%2C628https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/08/toalha-quente-cultura-japonesa-1.png?resize=150%2C150Bárbara CavalcanteArtigoscultura japonesaNuma era de fast food diversos restaurantes japoneses não seguem tradições da cultura oriental, apenas oferecem a experiência gastronômica de forma mais rasa. Porém há ainda estabelecimentos tradicionais que fazem questão de proporcionar uma experiência cultural completo ao cliente, como os restaurantes que oferecem toalhas quentes antes da refeição... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!