É comum acharmos bebidas derivadas do sakê e vários tipos dele sendo oferecidos nos cardápios dos restaurantes japoneses.

Há até bebidas comuns para nós brasileiros que tornam-se populares também nos restaurantes japoneses, como a saikirinha, que é como uma caipirinha, mas ao invés de cachaça, é feita com sakê.

sakê

Nome e origem do sakê

Muitas pessoas o conhecem como uma bebida alcoólica feita com arroz, mas originalmente sakê é como chamam qualquer bebida alcoólica no Japão. Lá, por conta de lendas regionais, a bebida é considerada sagrada.

A bebida é comum em cerimônias religiosas, casamentos e outras festividades no oriente. Normalmente é servida num copinho quadrado de madeira (masu) bem característico aqui no Brasil, enquanto no Japão toma-se sakê em taças ou copos.

Em sua origem, o sakê não era uma bebida, mas sim um mingau de arroz fermentado. Com o tempo foi-se aperfeiçoando o processo e hoje é uma bebida filtrada e de sabor agradável, feito para ser degustado.

sakê

Apresentação e consumo

No Brasil, o sakê é servido com sal em alguns restaurantes tradicionais. Essa é uma influência dos imigrantes que aqui chegaram, que o consumiam assim tanto para tornar seu sabor mais agradável quanto para enganar a fome.

É comum o consumo com sal nas bordas do copo, porém hoje já existem sakês premium que dispensam essa estratégia, pois possuem um sabor bem harmonizado. A bebida normalmente é servida numa temperatura em torno de 35º C, para que seja melhor apreciado.

O sakê também pode ser servido frio, onde adquire um sabor mais frutado e é chamado de hiya. Já bem aquecido, em torno dos 45º, fica mais consistente e recebe o nome de kan.

Gostou de saber mais sobre o sakê? Você pode conferir mais informações no canal Clube do Sakê:

Caso ainda não tenha provado a bebida não deixe de testar! Pode-se pedir uma indicação de uma versão com sabor mais leve ou alguma bebida com ele, fale com o gerente ou atendente do restaurante japonês de sua preferência e delicie-se!

Você também pode comprar sakê online a partir de R$ 40 aqui.

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/10/sake-sakeja.jpg?fit=1000%2C666https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/10/sake-sakeja.jpg?resize=150%2C150Bárbara CavalcanteArtigosbebidas,comida japonesaÉ comum acharmos bebidas derivadas do sakê e vários tipos dele sendo oferecidos nos cardápios dos restaurantes japoneses. Há até bebidas comuns para nós brasileiros que tornam-se populares também nos restaurantes japoneses, como a saikirinha, que é como uma caipirinha, mas ao invés de cachaça, é feita com sakê. Nome e... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!