Como a Geração Millennial consome comida japonesa?
A geração millennial, também chamada de geração Y, é aquele nascida a partir dos anos 80, vivenciando assim as novidades tecnológicas como computadores, internet e smartphones. É também a geração que viveu dentre as redes sociais desde os primórdios, sendo acostumada com essa interação online.
A partir dos anos 80 a culinária japonesa também foi ficando mais popular no Brasil. Além disso a renda dos brasileiros foi aumentando e mais restaurantes foram abertos. Com mais oferta e condições, os brasileiros começaram a consumir mais comida japonesa, a qual antes era considerada um luxo.
É de conhecimento de todos que, tanto por conta dos ingredientes importados como pelo uso de peixes frescos, a gastronomia japonesa tradicional não é das mais baratas de se consumir. Salmão, sakê e molhos precisam de experiência, conhecimento e estrutura para serem preparados. Por isso além do valor alto dos pescados, é necessário um sushiman em qualquer restaurante japonês.
A geração millennial cresceu numa sociedade onde a gastronomia estrangeira já era bem difundida e aceita, fazendo assim popular muitas outras tradições além do clássico churrasco e arroz com feijão.
Hoje é comum ouvir “vamos num japinha?” ou “vamos num china?“. Sushi, temaki e hot são palavras comuns na boca de jovens e jovens adultos. Nos restaurantes japoneses vemos mesas cheias de jovens, assim como nos bares numa sexta feira. Ir á um restaurante japonês para dividir um combinado ou curtir um rodízio está se tornando tão comum quanto ir tomar uma cerveja com uma tábua de carne seca.
A cada ano centenas de restaurantes japoneses são abertos no Brasil, e tantos outros contratam mais pessoas e expandem seus espaços, seja com mais lugares em restaurantes ou entregando em casa. Inclusive o delivery, cada vez mais comum a partir dos anos 2000, tem facilitado ainda mais o consumo de comida japonesa pelos jovens.
Graças a geração millenial e novas tecnologias a culinária japonesa tem se tornado cada vez mais comum e popular no Brasil. Os donos de restaurantes comemoram e nós também, pois quanto maior a oferta esperamos que cada vez mais restaurantes busquem diferenciais e prestar um serviço cada vez melhor.
Leia também: O que é Slow Food japonês?
https://blog.aeru.com.br/geracao-millennial/https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/11/millennials-3.jpg?fit=1024%2C683&ssl=1https://i0.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/11/millennials-3.jpg?resize=150%2C150&ssl=1ArtigossociedadeA geração millennial, também chamada de geração Y, é aquele nascida a partir dos anos 80, vivenciando assim as novidades tecnológicas como computadores, internet e smartphones. É também a geração que viveu dentre as redes sociais desde os primórdios, sendo acostumada com essa interação online. A partir dos anos 80...Bárbara CavalcanteBárbara Cavalcantecontato@barbaradoblog.comAdministratorColaboradora do blog AERU, publica conteúdos relacionados a saúde e eventos.Blog do AERU - Guia de Gastronomia Japonesa
Deixe uma resposta