Quem não ama aquele arroz japonês – também chamado de gohan – bem temperado e macio dos restaurantes japoneses? Pois hoje ensinaremos como fazer arroz japonês igualzinho aos dos restaurantes em casa e com passos simples!

como fazer arroz japonês

Arroz japonês em casa

Você vai precisar de:

  • 1 xícara de arroz japonês
  • 1 xícara de água
  • 1 cl. de chá de sal
  • 1 cl. de sopa de açúcar
  • 2 cl. de sopa de vinagre suave

Lave o arroz até que ele fique transparente. Para o cozimento costuma bastar uma porção de arroz para uma igual porção de água, mas variações são possíveis.

Após lavar deixe o arroz de molho por 45 minutos em água em temperatura ambiente. Isso irá amolecer o grão pois a água penetrará nele.

Agora coloque o arroz e a água para cozinhar em fogo médio com a panela tampada. Após a água começar a ferver, aumente o fogo e deixe em fogo alto por 1 minuto. Em seguida mude para fogo baixo e deixe o arroz cozinhar por 15 minutos.

Após pronto, prove para ver se o grão está ao seu gosto e então tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos.

como fazer arroz japonês

Tempero do arroz

Para fazer o tempero do nosso gohan vamos misturar o sal, o açúcar e o vinagre até que tudo esteja uniforme. Além dessa mistura uma opção é usar tempero pronto para arroz japonês, porém é fácil fazê-lo em casa com os ingredientes que indicamos.

Misture o arroz com o tempero num recipiente de vidro ou madeira e movimentos giratórios e de corte. Após, deixe o arroz coberto com um pano úmido até a hora de usar. É importante que ele esteja mais frio para que incorpore bem o tempero.

como fazer arroz japonês

Agora é só servir! Esse é o clássico arroz usado em temakis, sushis e rolls em restaurantes japoneses. Combine-o com o que preferir!

Assista também esse vídeo mostrando como fazer arroz japonês e tire todas as suas dúvidas:

Gostou da receita? Então confira também:

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2018/03/arroz-japones-5.jpg?fit=1024%2C683https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2018/03/arroz-japones-5.jpg?resize=150%2C150Bárbara CavalcanteArtigosgohan,receitasQuem não ama aquele arroz japonês - também chamado de gohan - bem temperado e macio dos restaurantes japoneses? Pois hoje ensinaremos como fazer arroz japonês igualzinho aos dos restaurantes em casa e com passos simples! Arroz japonês em casa Você vai precisar de: 1 xícara de arroz japonês 1 xícara... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!