O Washoku (和食) significa a culinária tradicional japonesa e já é considerada como patrimônio Cultural. Muita gente ama e aprecia a comida japonesa, mas poucos sabem suas regras. A etiqueta à mesa japonesa deve ser obedecida.

comida japonesa
Photo by Foodie Factor on Unsplash

Regras básicas são conhecidas como não deixar os hashis cruzados em cima do prato ou tigela. Também não é educado deixá-los em pé.

Outra coisa que não pode ser feita em uma refeição comum, é passar um alimento de um hashi para outro, pois esse é um costume realizado somente em cerimônias de cremação.

Melhor conhecer mais algumas regras para não dar gafe né? Conheça agora 7 dicas de comportamento para seguir a etiqueta à mesa japonesa.

Não usar as mãos como apoio

Sabe quando um alimento pode cair ou mesmo tem insegurança de comer com o hashi e por isso coloca a mão embaixo? NUNCA faça isso!

Existe um pratinho específico para isso, ele se chama Tezara (手皿) que significa prato de mão, então procure por ele, mas não utilize suas mãos embaixo do alimento.

Não corte os alimentos pela metade

Grande parte dos alimentos da culinária japonesa é oferecida em pequenos e médios pedaços.

Por isso a etiqueta à mesa japonesa pede que coloque os pedaços inteiros na boca, os japoneses colocam a mão na frente da boca quando eles estão comendo algo um pouco maior do que o de costume.hashi_e_comida_japonesa

Eles dizem ser indelicado colocar os alimentos mordidos de volta aos pratos ou tigelas.

Não misture o wasabi no molho de soja

É quase um costume comum fazer isso, mas faz parte da etiqueta japonesa evitar tal ação.

No caso é só inverter, coloque o molho diretamente no prato para não precisar ficar mergulhando o wasabi.

Primeiro pegue a tigela e só depois o hashi

Quando sua comida estiver chegando não fique com os hashis à espera, aguarde com as mãos sobre a mesa.

hashi_etiqueta_à_mesa

Ao chegar sua comida pegue as tigelas e só depois, quando for realmente comer, é que deve segurar os hashis e ir em direção ao alimento.

Beba o saquê com as duas mãos

Não deixe a sede lhe cegar e já ir bebendo com apenas uma mão como é de costume brasileiro.

O próprio copo, recipiente vai dificultar beber com uma mão só, por isso já saiba que terá de usar as duas mãos para tomar o saquê.

Se a bebida vier com um pires, nesse caso o procedimento segue o mesmo, pegar somente o recipiente com a bebida e beber segurando com as duas mãos. O pires fica na mesa.

Oshibori para limpar as mãos

Essa é aquela toalhinha que o garçom traz assim que você chega ao restaurante. Ela serve para você limpar as mãos e deixá-las devidamente higienizadas.

Depois de usar basta deixar na mesa mesmo, sem dobrar. Falamos mais sobre essa dica de etiqueta aqui.

toalhinha_japonesa

Com as mãos higienizadas com o oshibori, alguns alimentos como o sushi e o harumaki podem ser consumidos sem o uso do hashi.

Não toque no alimento se não for comer

Sabe que às vezes podemos ficar escolhendo os alimentos com os hashis, mas isso é considerado uma gafe, uma indelicadeza à mesa japonesa.

Então, escolha os alimentos previamente e só depois toque com os hashis para pegá-los.

Faça barulhos ao comer sopas

O mesmo serve para macarrão, pois é sinônimo de que está muito saboroso. Não chega a ser uma obrigação, mas ouve-se dizer que se estiver se alimentando em uma casa e não fizer o barulho, o anfitrião pode achar que não está gostando.

Na dúvida, olhe as outras pessoas e as imite.

E aí, aprendeu a se portar à mesa japonesa? Não é tão difícil, basta conhecer as etiquetas e segui-las. Boa sorte!

Siga-nos:
https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/foodie-factor-320693.jpg?fit=1024%2C683https://i1.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/foodie-factor-320693.jpg?resize=150%2C150PriscyllaArtigosEtiqueta à mesa japonesaO Washoku (和食) significa a culinária tradicional japonesa e já é considerada como patrimônio Cultural. Muita gente ama e aprecia a comida japonesa, mas poucos sabem suas regras. A etiqueta à mesa japonesa deve ser obedecida. Regras básicas são conhecidas como não deixar os hashis cruzados em cima do prato ou tigela.... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!