Muitas curiosidades surgem acerca do assunto da cultura japonesa. Muito diferente dos brasileiros, eles possuem seus próprios costumes e claro, seu próprio happy hour japonês.

Comumente conhecidos por sua rigidez de conduta, excesso de trabalho e estudo, não é de saber popular que eles também têm o seu momento de descontração.

Todo ser humano necessita de uma válvula de escape para aguentar a rotina, ainda mais no caso deles que costumam trabalhar muito. Não há pessoa que possa aguentar a pressão de uma rotina sem ter aquele momento de alívio, de pura libertação do estresse.

Eles possuem sim esse momento, existem algumas diferenças do happy hour que conhecemos, mas não deixa de ser um momento prazeroso para eles.

Mesmo sendo um momento para diversão e descontração, as regras não deixam de existir nesse meio.

Não são bem regras, estão mais para etiquetas a serem seguidas no momento do happy hour japonês.

O que significa o termo Nomikai (会 飲み)

É simples, o Nomikai é o nosso costumeiro happy hour. Esse momento de descontração têm alguns detalhes que valem a pena serem apresentados.

Funciona da seguinte forma, eles sentam ao redor de mesas para beber, comer e conversar.

Falam bastante, chegam a gritar pela euforia do momento e no geral as conversas possuem um tom de bastante descontração.

O comportamento ali é totalmente diferente de quando estão no escritório, mesmo se estiver com o chefe ao lado.

O que acontece no Nomikai, fica no Nomikai!

Sabemos que é uma característica deles serem um pouco fechados, tímidos. Mas é nessa hora que álcool ajuda a se soltar e ter um momento de pura diversão. Não é a toa que é chamado de “hora feliz”.

O happy hour japonês não é só para depois do expediente do trabalho, ele geralmente também é realizado para comemorar datas de grande importância como projetos realizados, aniversários, eventos esportivos, noivados e até metas que foram atingidas por algum colega ou mesmo pela equipe toda.

Como se portar no happy hour japonês

Bom, diferente do nosso costume em que praticamente não há regras específicas à mesa, com os japoneses sabemos que é tudo mais organizado.

Diferente do que podem pensar, muitas regras não deixam chato,  isso não é um defeito, muito pelo contrário.

O fato de terem etiquetas para se portar em determinadas situações mostra o quanto são organizados e vivem em harmonia.

As regras e costumes estão tão arraigados em sua cultura e que é muito natural para todos eles.

happy hour japonês
Photo by Sharon Chen on Unsplash

Vamos às regras!

  • As hierarquias do trabalho ficam no trabalho, ali na mesa é todo mundo igual!
  • Não é obrigatório beber álcool para participar do happy hour japonês
  • A cultura do Nomikai é muito forte no país e por isso não é algo irregular abusar da bebida durante o momento de diversão
  • Não se deve encher o próprio copo, mas sim dos seus companheiros.
  • É totalmente aceitável ficar embriagado, faz parte da cultura ocidental.
  • As conversas em excesso, falas desnecessárias e comentários não são levados a sério e são perdoados ou ignorados depois no regresso ao trabalho.
  • Não são aceitos comportamentos que obriguem as outras pessoas a beberem.
  • O happy hour japonês cultiva a liberdade para escolher o que consumir.
  • Um código para mostrar que não quer beber, além de consumir bebidas não alcoólicas, é deixar o copo sempre cheio para não ser servido.

Viu só? Eles se divertem muito, a etiqueta serve apenas para seguir um padrão comportamental que para nós brasileiros pode soar diferente, mas para eles é mais do que comum e não tem nada de incômodo.

Gosta de saber curiosidades sobre o japão? Veja aqui os mitos da comida japonesa.

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/happy-hour-japones.jpg?fit=1024%2C680https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/09/happy-hour-japones.jpg?resize=150%2C150PriscyllaArtigoshappy hour japonêsMuitas curiosidades surgem acerca do assunto da cultura japonesa. Muito diferente dos brasileiros, eles possuem seus próprios costumes e claro, seu próprio happy hour japonês. Comumente conhecidos por sua rigidez de conduta, excesso de trabalho e estudo, não é de saber popular que eles também têm o seu momento de... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!