A comida japonesa já é presença garantida na vida dos brasileiros. A popularização dos restaurantes só aumentou devido ao seu alto nível de satisfação e prazer com a culinária oriental. Com toda essa popularização, é claro que alguns mitos surgiriam em torno da culinária japonesa.

Em qualquer lugar encontramos uma grande variedade de restaurantes que oferecem a comida japonesa, desde os especialistas na culinária até àqueles que oferecem de tudo um pouco. 

Para você não ser enganado e acreditar em informações falsas, preparamos aqui os 7 principais mitos da comida japonesa. Confira!

Pode comer à vontade que não engorda

Grande mito! É claro que a comida japonesa é muito mais saudável que as diversas comidas oferecidas em restaurante por aí, mas tudo em excesso não há de fazer bem.

Se fizermos uma comparação com alimentos mais calóricos, a comida japonesa ganha no quesito de ter menor quantidade de calorias. Quer motivos para trocar o Fast food pela comida japonesa? Veja aqui!

O fato de ter menos, não significa que não tenha. Então, é mito que pode comer o quanto quiser sem engordar, mas convenhamos que normalmente não é preciso comer muito, pois ela alimenta de verdade e satisfaz muito bem o paladar.

A comida japonesa é proibida para gestantes

Já pensou se isso fosse verdade? O que seria das gestantes japonesas? Muitos mitos surgem em torno de quase tudo e esse é só mais um deles.

O mito de gestantes não poderem consumir a comida japonesa é que devido às etapas no processo de conservar as carnes cruas pode aparecer a toxoplasma godii, também presentes em carnes vermelhas, mas até o momento nenhuma pesquisa comprovou que possa ser encontrado em peixes. 

Outro motivo é o de que alguns peixes possuem a substância metilmercurio, que pode ser encontrado em alguns peixes, mas as espécies que possuem essa substância normalmente não são tão utilizadas e mesmo assim, o consumo esporádico não faz mal algum ao bebê.

É só um mito que o Shoyu causa pressão alta

O molho mais tradicional da culinária japonesa, rico em nutrientes e sua base é de soja, adquiriu a má reputação de elevar a pressão arterial.

O que acontece é que muitas pessoas usam o molho em pratos que já possuem sal, o que não é comum na cozinha japonesa. Então, o mais indicado é trocar o sal de cozinha pelo shoyu quando o for utilizar.

Comida japonesa é sinônimo de comida fria

Um grande mito! Muitos pratos no cardápio dos restaurantes japoneses apresentam cozidos, fritos e grelhados.Exemplos como Harumaki e o Yakissoba.

Os benefícios dos alimentos são só para mulheres

É verdade sim que as vitaminas, nutrientes no geral existentes na comida japonesa são muito benéficos para as mulheres, no entanto, existem outros nutrientes que são importantíssimos para o organismo masculino e servem como um ótimo complemento para manutenção da saúde.

comida japonesaPhoto by Kuba Boski on Unsplash

A única serventia do Wassabi é dar sabor aos alimentos

É mito, pois ele tem uma importante função no organismo. Além do sabor que ele dá aos pratos japoneses, o Wasabi também ajuda no processo de digestão do peixe cru no organismo.

O Wasabi garante que o peixe será eliminado do organismo antes que passe do ponto, por isso ele não pode ser considerado apenas como um intensificador de sabor, mas também um excelente ajudante para a digestão.

É recomendado comer sushi e sashimi todos os dias

Como sabemos, qualquer coisa em excesso não pode fazer bem! O mito surge devido aos alimentos serem ricos em nutrientes, mas esquecem que ele são precários em ferro, por exemplo.

Poucos pratos são baseados em carne vermelha, principal fonte desse mineral. Por isso é importante focar em uma alimentação equilibrada e assim ter uma vida mais saudável.

Quer conhecer mais pratos? Não deixe de conhecer o churrasco japonês e a panqueca japonesa.

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