Muito se fala dos malefícios do excesso de sódio para o nosso organismo, mas será que vale mesmo a pena substituir alimentos tradicionais pela sua versão light? Hoje vamos falar do caso do molho shoyo, demonizado pela quantidade de sódio em sua composição.

O molho shoyo foi criado pelos chineses e é preparado através da fermentação da soja e salgado por salmoura. Sua finalidade original era a conservação dos alimentos, porém hoje ele é comumente usado na preparação de diversas receitas.

Com sabor marcante e intenso, o molho shoyo é popular nos restaurantes japoneses. Ele acompanha o sashimi, tempera os yakisobas e rega diversas receitas cozidas, como o lámen.

Será que vale a pena evitar o uso da versão tradicional do shoyo e optar pela sua versão light? Para isso vamos comparar os rótulos com essa imagem que achamos na internet:

shoyo light
Rótulo shoyo light x shoyo comum

Na versão light do shoyo, não só a quantidade de sódio é consideravelmente reduzida, como também as calorias, carboidratos e proteínas. O shoyo não deve ser considerado fonte de nutrientes e sim um tchã a mais como molho para alguns pratos, por isso a diminuição dos demais nutrientes que não o sódio não nos causa problemas.

Quanto ao sabor, o shoyo light é apenas menos salgado, mas nada muda quanto a consistência e diferença que ele faz nos pratos. Para muitos a versão mais suave do molho shoyo é inclusive mais agradável ao paladar que sua versão original.

Louça Japonesa

Acreditamos que vale a troca da versão tradicional pela versão light do molho shoyo, sempre lembrando de controlar seu consumo, afinal ambas as versões contém muito sódio. É importante lembrar também que pessoas com pressão alta ou alérgicas a soja não devem consumir shoyo, pois ele pode causar problemas de saúde.

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