Você conhece a “panqueca” japonesa? Difícil imaginar esse tipo de comida no Japão, não é mesmo? Afinal panqueca é um prato mais comum entre os americanos. Mas existe sim, um prato muito parecido com a panqueca no Japão, o seu nome é Otonomiyaki.

Panqueca Japonesa Okonomiyaki

Okonomiyaki é um alimento muito popular no Japão. Os brasileiros costuma chama-lo de Pizza japonesa ou panqueca japonesa. Mas a origem do nome é: Okonomi = o que você gosta ou deseja e yaki = “grelhado” ou “frito”. Ou seja, podemos preparar o Okonomiyaki utilizando vários ingredientes que gostamos.

Para a massa de Okonomiyaki, usa-se farinha e adiciona-se outros ingredientes como caldo de vegetais ou peixe dashi, ovos e repolho finamente picado. Também pode adicionar cebolinha, cebola, carne (geralmente de porco ou bacon), polvo, lula, camarão, vegetais, kimchi, mochi ou queijo e regado com finas tiras de maionese.
No Japão, existem restaurantes especializados em Okonomiyaki. Neles os clientes preparam o Okonomiyaki inteiramente a seu gosto, utilizando uma grande variedade de ingredientes e depois colocam em uma chapa bem quente para grelhar.

Existem também versões diferentes do Okonomiyaki. Em Osaka por exemplo, ele se parece mais com uma panqueca e recebe o nome de “Butatama“. Existe também uma outra versão na qual é usado macarrão frito o invés de uma massa com farinha. Essa versão tem o nome de Modanyaki, uma versão moderna do Okonomiyaki.

Panqueca Japonesa Okonomiyaki

Em Tóquio, há uma outra versão chamada de Monjayaki, com ligeiras diferenças em relação à mistura e consistência. Tem ainda o Hashimaki, que seria uma versão onde o Okonomiyaki é enrolado em volta de um hashi. Esta versão é muito poupar em matsuris (festivais japoneses).
Entre inúmeros ingredientes que podem ser colocados no Okonomiyaki estão: repolho, bacon, e itens opcionais (lula, polvo, queijo, etc.), macarrão frito (tipo de yakisoba), ovo frito, entre outros. Outra coisa que não pode faltar é o molho específico de Okonomiyaki (Você pode compra-lo pronto ou fazer o molho).

Siga-nos:
https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/08/panqueca-japonesa-Okonomiyaki-1.jpg?fit=600%2C400https://i2.wp.com/blog.aeru.com.br/wp-content/uploads/2017/08/panqueca-japonesa-Okonomiyaki-1.jpg?resize=150%2C150Sheila RodriguezArtigosVocê conhece a 'panqueca' japonesa? Difícil imaginar esse tipo de comida no Japão, não é mesmo? Afinal panqueca é um prato mais comum entre os americanos. Mas existe sim, um prato muito parecido com a panqueca no Japão, o seu nome é Otonomiyaki. Okonomiyaki é um alimento muito popular no... Cultura Japonesa - Notícias, Novidades e muito mais!